Categorias
Janelas

Poupe na conta da climatização com janelas eficientes A+

SABE que pode manter a sua casa mais confortável no Verão e no Inverno e ao mesmo tempo, POUPAR na conta do gás e eletricidade?

Venha daí que nós explicamos!

Existem vários factores que contribuem para um esforço adicional dos aparelhos de climatização, sejam eles o ar-condicionado, aquecimento central, lareiras ou simples aquecedores e ventiladores.

Vamos lá?

O uso de janelas ineficientes aumenta os gastos energéticos da sua casa

Sim! As suas janelas mais antigas não são eficientes em poupar energia, mas acho que você já sabia isso, não?!

De acordo com a ADENE (agência para a energia), uma janela tradicional em vidro simples e sem corte térmico perde 50% mais energia do que uma janela eficiente de “classe A+”.

Este é um grande peso no seu budget mensal energético!

Se quiser fazer um “teste caseiro” para verificar por si próprio, faça o velho troque da vela na janela. Não conhece? Nós explicamos:

  • De preferência em dias com mais vento, coloque uma vela por trás da janela que quer testar. Se o isolamento da janela for deficiente e deixar entrar o ar frio, a chama da vela vai mexer-se.
Weather Raining GIF - Find & Share on GIPHY

Claro que se entra ar frio, a janela também vai deixar entrar e sair ar quente. É precisamente esta falta de isolamento que o faz ter de aumentar o uso do ar-condicionadoentrar ou do aquecimento central. No final, isso reflete-se na sua conta a pagar…

As casas devem ser herméticas, para terem maior eficiência energética e as melhores soluções são mesmo as janelas eficientes A+.

Se este é o seu caso, não pense que simplesmente fechando ou isolando um pouco melhor as suas janelas antigas vai resolver o problema e poupar uns euros.

Além de janelas eficientes A+, que outros factores podem ajudar a baixar a sua conta mensal?

Não é só por instalar janelas eficientes A+ que pode poupar.

Existem mais coisas a considerar, algumas tão simples como as que listamos abaixo:

  • A direção das suas janelas face à luz solar
  • As cores que utiliza no exterior do edifício.

Faça o seguinte: num dia mais ensolarado, observe qual o nível de exposição à luz solar da sua casa.

Um apartamento ou moradia mais exposto ao sol e pintado com cores mais escuras, vai ter uma maior incidência solar sobre si.

Se tiver muita exposição solar e cores escuras na fachada da sua casa, uma maior quantidade de energia (a luz e o calor) vai passar para dentro, refletindo menos luz à volta e canalizando mais dessa energia para dentro das suas janelas e por consequência, da sua casa.

Sun Hand GIF - Find & Share on GIPHY
Deixe o sol brilhar!

Por isso é que casas em regiões mais quentes tendem a ter tonalidades mais claras e casas em regiões mais frias tendem a ter tonalidades mais escuras.

Se este é o caso da sua moradia, considere uma pintura nova 🙂

A qualidade do isolamento também conta!

  • Mantenha um bom isolamento das paredes do seu imóvel.

Certifique-se de que a sua casa tem paredes bem isoladas e uma ventilação adequada e adaptada à sua dimensão e morfologia. Isto é particularmente importante em casas mais antigas.

Conforme as casas envelhecem, o número de detalhes arquitetônicos do edifício muda. Pense nas diferentes mudanças que as pessoas tentam dar às suas casas no século 20, como a instalação de acabamentos decorativos nas janelas, a construção de garagens maiores, sem falar na mudança de janelas de vidro simples para janelas eficientes.

Todos estes melhoramentos implicam uma maior necessidade de aquecimento e ventilação do ar interior.

Agora, como é que se mantém uma casa ventilada durante todo o ano, seja para um clima mais frio ou mais quente?

Provavelmente as melhores respostas são os sistemas de ar centralizado, aquecimento elétrico ou sistemas de ar condicionado residencial.

Opte por sistemas que incluam além do normal termostáto, também um umidistato ou umidostato, que basicamente controla e adiciona humidade automaticamente ao interior da sua casa, para compensar a perda de humidade do ar ou de quaisquer vapores que escapem.

A necessidade de um bom isolamento das paredes da sua casa!

Esta dica não lhe poupa na conta mensal de energia, como no orçamento para reparações!

Costuma ver casas em que as paredes estão a escorrer água?

Isso acontece porque as paredes estão frias e o interior da casa está quente.

Isto pode tornar-se um problema estrutural e causar infiltrações e manchas de humidade nas paredes quando a camada isolante das paredes é fraca e fica constantemente cheia de água da condensação.

Para evitar isso, é necessário que a casa esteja preparada para ventilar bem e deixar escapar essa condensação, o que normalmente acontece via tubagem específica e pela adopção de saídas de vapor de água.

Estes são apenas alguns dos factores que o podem ajudar a poupar na conta da climatização lá de casa. Conhece outros? Partilhe conosco nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.