Categorias
Ferro

O Ferro Forjado Enferruja?

A resposta rápida é SIM! O ferro forjado enferruja!

Mas a resposta correta é: depende das circunstâncias.

Quer saber mais? Continue a ler.

1º? Entender o motivo da pergunta

Quando alguém pergunta “o ferro forjado enferruja?” existem várias motivações que podem estar em causa.

Se quiser saber como se pode evitar a formação de ferrugem na sua mobília de exterior novinha em ferro forjado, é realmente muito fácil.

Isto, porque a maioria das mobílias e peças de exterior em ferro forjado vem já com um tratamento anticorrosivo, que garante uma boa proteção antiferrugem.

Claro que mesmo com uma peça ferrosa com tratamento anticorrosão, ainda é necessário ter certos cuidados, mas sobre isso falaremos mais à frente.

Agora, se é simplesmente um utilizador que deseja consertar uma pequena mancha de ferrugem ou deseja limpar um arranhão incômodo para evitar a formação de ferrugem, então é importante aprender como remover esse tipo de ferrugem, incluindo o tipo de ferramentas a utilizar.

Neste artigo falamos sobre como se forma a ferrugem no ferro forjado, cuidados a ter para que o ferro não enferruge e damos um exemplo de um tipo de utilização que pode provocar ferrugem no caso, num gradeamento de ferro.

Mas antes disso, temos de ir à raiz do problema e entender o que causa a formação de ferrugem:

Como a ferrugem se forma no ferro forjado?

A ferrugem é um fenómeno químico que ocorre quando um objeto de metal é exposto ao oxigênio presente na água e no ar por determinado período de tempo.

Isso pode acontecer quando há atrito sobre o material, quando um objeto pontiagudo bate no metal, ou quando a peça metálica está em contacto com a água.

Conforme a oxidação acontece e a ferrugem se forma, começa a surgir a típica coloração castanha avermelhada ou escura que sinaliza a existência da ferrugem.

Isso é bem possível observar nesta foto de uma ponteira de uma grade, em metal ferroso, que ficou completamente enferrujada.

Ponteira de gradeamento, em ferro forjado, completamente enferrujada.

Como evitar que ferro forjado enferruje?

O que fazer para evitar que a ferrugem se pegue às suas peças de ferro?Existem várias sugestões, deixamos as principais em destaque:

  1. Caso ainda não esteja revestida, revista a peça de ferro forjado com um revestimento antiferrugem (talvez um Hammerite esmalte ou similar);
  2. Mantenha as peças de metal longe umas das outras, porque o contacto entre elas remove a camada antiferrugem protectora;
  3. Limpe as peças de metal antes e depois de as usar, garantindo que não ficam molhadas;
  4. Mantenhas as peças de ferro forjado cobertas (se possível) quando não estiverem a ser utilizadas.

Mas e que fazer se a ferrugem já está a atingir a peça há algum tempo e até deixou uma marca ou um amassado no metal?

A melhor maneira de reparar uma amassadela causada por ferrugem é por lixar a parte atingida, utilizar um enchimento de metal e depois aplicar uma camada protetora anticorrosiva.

Para amolgadelas menores, pode começar por escovar a ferrugem e restos de outros materiais (talvez tinta) com uma escova de aço. O vídeo abaixo dá uma ideia clara! Obrigado à Chic Fix USA pela elaboração do vídeo!

Depois de ter limpo bem o metal, pode usar um composto de preenchimento de metal enquanto trabalha na peça. Esse composto pode ser um Loctite ou similar.

Atenção! É importante lembrar de usar um primário antes de aplicar o enchimento, para que o metal tenha menos probabilidade de reagir com a tinta.

Depois de a peça ter sido pintada e estar seca, deve decidir adicionar uma camada protetora extra para certificar-se de que a tinta não será removida da peça.

Caso comum de tipo de utilização que danifica peças metálicas e provoca aparecimento de ferrugem

Gradeamentos e cercas de ferro forjado são por vezes difíceis de limpar. Isso significa que por vezes se pode sentir tentado(a) a usar produtos de limpeza abrasivos.

No entanto, a utilização de produtos de limpeza abrasivos pode danificar a proteção antiferrugem do metal.

Ao invés, deve usar-se um detergente neutro e uma escova macia para esfregar suavemente as áreas sujas. Se decidir usar uma lavadora de alta pressão para limpar o seu gradeamento, certifique-se de que está a usar o tipo correto de bocal da mangueira para evitar danificar a peça e remover a camada de proteção antiferrugem.

Manutenção, manutenção, manutenção!

A manutenção regular evita que seus móveis ou peças de ferro forjado precisem de reparações dispendiosas por profissionais.

No entanto, se a peça já estiver gasta e com manchas de ferrugem, é possível que tenha de tomar medidas mais drásticas.

Para estes casos, existem técnicas de remoção de ferrugem profissional que lhe podem ser de utilidade em remover manchas de ferrugem extensas.

DICA: Antes sequer de se iniciar qualquer tipo de processo de remoção de ferrugem, em particular em peças valiosas, é muito importante testar numa pequena área, para verificar se o processo que se pretende aplicar irá ser bem-sucedido.

De qualquer modo, nestas situações aconselhamos que esse trabalho seja feito por um serralheiro especializado em trabalhos de ferro forjado, especialmente se estamos a lidar com peças de serralharia artística ou de valor sentimental elevado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.