Categorias
Notícias

Chaves para a iluminação perfeita da sua casa

A iluminação é essencial em qualquer casa; aliás, é uma das condições que muitos clientes colocam nas suas prioridades na hora de comprar uma casa nova. Não é de estranhar que assim seja, pois uma boa iluminação pode criar um ambiente mais acolhedor, fazendo toda a diferença.

Além disso, cada divisão da casa possui características próprias, e por isso devemos levar em consideração as necessidades de cada uma para escolher a melhor iluminação para cada espaço.

Uma casa bem iluminada é uma casa com bem-estar, que transmite paz para criar um espaço de descanso e desconexão.

Desta forma, a Serralharia24 e a Selectra, que ajuda os portugueses a reduzir os custos das suas faturas de energia, reuniram alguns conselhos importantes para iluminar a casa de modo a que pareça outra e que acima de tudo se sinta confortável.

O que ter em conta ao escolher a melhor iluminação para a casa

Como acabamos de mencionar, a iluminação desempenha um papel fundamental no nosso bem-estar em casa. Vejamos como podemos escolher a melhor:

Melhore a luz natural para obter a iluminação perfeita para a sua casa

Antes de embarcar na iluminação artificial, é de vital importância saber quais são as possibilidades que a iluminação natural nos oferece.

Com o novo aumento dos preços da energia elétrica, ter espaços com luz natural é cada vez um aliado mais poderoso para ajudar a poupar na conta de luz. 

Ao aproveitarmos ao máximo este recurso, tal como indica a Selectra no seu artigo, estamos a aplicar uma das medidas para reduzir o consumo elétrico, pois iremos ter menos necessidades de consumir energia elétrica através do uso da iluminação artificial, levando à redução dos custos com a fatura de eletricidade. 

Para potenciar a luz natural, devemos renovar as cortinas e persianas por outras que não sejam tão opacas e que permitam a passagem da luz natural.

Permitir que a luz do dia passe pelas janelas no período de dia, pelo menos das 9h às 17h, também contribui para uma melhor iluminação interior.

As cores dos nossos móveis e paredes também influenciam na projeção da luz. Por isso, se moramos numa casa com pouca luz natural, recomendamos descartar as cores escuras e optar por cores brancas ou claras que reflitam a luz com facilidade.

Selectra.pt

Outra opção interessante é colocar estrategicamente os móveis para criar um espaço mais aberto ou decorar certas paredes com espelhos para maximizar a luz. Além disso, vai parecer que a sua casa é maior.

Escolha as melhores lâmpadas para obter a iluminação perfeita para a sua casa

Em seguida, deve saber quais são as melhores lâmpadas para a sua casa. Atualmente existem vários tipos, com diversas funcionalidades, benefícios e preços. No entanto, também é importante ter em mente que o custo de compra afetará diretamente o nosso bolso.

A Selectra recomenda optar pelas lâmpadas LED, pois são lâmpadas que ajudam a poupar até 85% no consumo de energia em comparação com as convencionais. Além disso, a sua vida útil é maior, com cerca de 45.000 horas de uso e oferecem maior segurança já que não emitem nenhum tipo de calor.

Determine quais são as necessidades de cada divisão para alcançar a iluminação perfeita para a sua casa

Criar ambientes com iluminação clara e agradável é a primeira coisa que pensamos no momento de iluminar a nossa casa. Este tipo de cor é a utilizada para criar uma iluminação ambiente em salas, quartos ou determinadas divisões, que convida ao descanso e cria bem-estar.

No entanto, não devemos esquecer a importância da luz fria. Isto é essencial naquelas áreas onde precisamos de uma boa iluminação e nos encontremos em áreas de trabalho.

Por isso, é interessante apostar neste tipo de iluminação na cozinha – para poder iluminar todos os utensílios e materiais – bem como nas casas de banho e, caso seja possível, nos escritórios ou espaços onde habitualmente desempenhamos o teletrabalho.

Também não devemos esquecer o valor da luz indireta. O calor ou frieza da iluminação não é a única coisa a ter conta.

Pode imaginar entrar numa sala e ver um único foco de luz sobre um único ponto? A única coisa que se conseguirá é criar sombras em certas áreas e expor demasiado outras. É um dos erros mais frequentes cometidos ao iluminar uma casa.

Assim, para resolver isto, recomendamos ter um sistema de iluminação com diferentes pontos de luz, brincando com a iluminação direta e indireta para que tudo fique mais consistente e uniforme. A iluminação é vital numa casa e criar um projeto de reforma que tenha em conta um projeto de iluminação ideal e personalizado, é essencial para tornar a casa dos nossos sonhos realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.