Categorias
Serralharia

Portas automáticas controladas por WIFI como medida de poupança energética

A crise energética tem-se agravado e levado à preocupação dos Governos de vários países de reduzir o consumo de energia tanto em casas como nas empresas.

Entre algumas dessas, destaca-se a imposição de temperaturas de climatização interior em estabelecimentos públicos, estatais e privados, que não podem ficar abaixo dos 27 graus no verão nem ultrapassar os 19 no inverno, exceto em determinados estabelecimentos.

Para cumprir estes objetivos, a instalação de sistemas de portas automáticas pode ser um fator determinante.

A porta automática, além de garantir maior poupança de energia, já que abre e fecha automaticamente, oferece outra série de vantagens e funcionalidades.

No entanto, para aqueles estabelecimentos que, por falta de espaço, não é possível instalar uma porta automática de correr em vidro, a solução mais adequada é automatizá-la, sem necessidade de a modificar, a não ser apenas a instalação de um motor, tornando-a assim em uma porta automática de batente.

Com a mudança de porta de batente manual para automática, a empresa demonstra que se preocupa com a comodidade e conforto dos seus clientes, o que representa um valor à marca.

A Selectra reuniu algumas das vantagens que a instalação de uma porta automática pode oferecer ao seu negócio, principalmente quando um dos temas principais da atualidade é a redução do consumo energético em tempos de crise energética os preços da eletricidade têm disparado.

Já pensou que instalar uma porta automática pode ajudar a poupar energia? Saiba como.

Instalar uma porta automática de vidro, madeira ou alumínio é uma opção muito acertada na hora de facilitar o acesso dos clientes. Existem vários tipos de portas automáticas adaptadas a diferentes espaços e necessidades: hotéis, restaurantes, farmácias, óticas, supermercados, concessionários, bombas de gasolina…

Vantagens de instalar portas automáticas

Poupança de energia. A instalação de uma porta de vidro automática garante que a porta permaneça sempre fechada quando não for necessária, contribuindo para a poupança de energia. Desta forma, evitam-se perdas de calor ou frio do estabelecimento uma vez que a porta estará aberta durante o tempo que realmente é necessário levando a uma poupança energética. Quanto menos tempo estiver aberta, menos se vai recorrer à climatização que por sua vez, permite que a fatura da luz não chegue tão elevada e se proteja o ambiente.

Isolamento acústico. Os materiais utilizados no fabrico das portas automáticas, para além de oferecerem um excelente isolamento térmico, conseguem também um bom isolamento acústico.

Garantir a acessibilidade universal. Se há algo importante na hora de decidir instalar uma porta automática para uma empresa é poder garantir que todos os clientes tenham acesso sem barreiras arquitetônicas.

Pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência visual costumam encontrar um grande obstáculo nas portas de entrada. No caso das portas de batente, as portas são muito pesadas, o que é um problema para pessoas em cadeiras de rodas ou idosos. Nesse sentido, a instalação de uma porta automática garante um fácil acesso ao estabelecimento de forma segura.

Higiene máxima. A abertura e o fecho da porta são efetuados sem qualquer tipo de contacto. Evitar o uso de maçanetas ou puxadores significa mais segurança e higiene em caso de qualquer infecção por vírus ou bactéria.

Para qualquer espaço. Existe uma vasta gama de soluções de abertura e fecho automático para todo o tipo de utilização ou aplicação (residencial, industrial, lojas e empresas, controlo de acessos, etc.).

Para cada necessidade existe uma solução: portas de correr, portas de batente, portas giratórias, todas podem ser equipadas com a mais avançada automatização para garantir a segurança da sua instalação e o seu correto funcionamento nas condições mais exigentes.

Respeita o estilo arquitetônico anterior já que o impacto visual é mínimo graças à grande variedade de soluções com perfis pensados ​​para o efeito.

A inovação do setor das portas automáticas controladas por Wi-fi

Conceitos como smart home e smart city estão na ordem do dia, sendo que se baseiam na automatização de determinadas tarefas com recurso a dispositivos de última geração.

As portas automáticas não são um elemento alheio a esta inovação tecnológica: em muitos países, cada vez mais famílias, condomínios e empresas estão a optar pelo controlo de portas de garagem e portas industriais através da conexão a uma rede wi-fi.

O que é a automatização das porta via Wi-Fi?

É um sistema de abertura através do smartphone, que não impede necessariamente outros sistemas de abertura como comandos ou botões nas  paredes.

A principal característica desta inovação é que os utilizadores podem ser geridos a partir da cloud, onde cada um tem uma chave de acesso única e intransmissível.

O controlo de portas automáticas através de Wi-Fi aumenta a segurança da unidade familiar ou dos colaboradores da empresa, uma vez que é um modelo que dispensa dispositivos físicos e opta pelo acesso personalizado.

O controlo de portas automáticas: funcionalidades

A funcionalidade Wi-Fi aplicada às portas automáticas caracteriza-se pela sua compatibilidade com a maioria dos sistemas de abertura de portas e pela facilidade de instalação e configuração.

Este controlo remoto é um dispositivo inteligente que tem múltiplas vantagens. Numa era em que a maioria da população acede cada vez mais facilmente à internet móvel, é importante referir que é possível o controlo total destes sistemas através do smartphone ou tablet mesmo quando não for possível estar presente no local onde está a instalação, sendo possível a qualquer momento saber se as portas estão abertas ou fechadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.