Categorias
Serralharia

Serralheiro – Guia Definitivo

O que é um serralheiro?

E o que faz um serralheiro?

Essas são duas pergunta que muitas pessoas fazem, porque nem sempre é claro o que um profissional de serralharia faz. Neste artigo, vamos explicar melhor o que faz um serralheiro, o que ele pode fazer e onde pode trabalhar.

Um serralheiro é um profissional responsável por:

Fabricar e trabalhar peças metálicas (usando por exemplo um torno mecânico), reparar e instalar fechaduras, reparar chaves, portões, automatismos de portões automatizados, caixilharias, janelas, corrimãos, caleiras, rufos e outros revestimentos de telhado entre outras estruturas metálicas.

Esses trabalhos de serralharia exigem destreza e conhecimentos técnicos sobre metalurgia, soldagem e técnicas como quinagem / moldagem.

É importante explicar que nem todos os serralheiros trabalham em tudo o que indicamos acima, nem com todo o tipo de metais. Como em muitas outras profissões, existem especialistas que por diversos motivos se dedicaram a aperfeiçoar a sua arte em áreas específicas.

Trabalhos que um serralheiro pode fazer

Os serralheiros podem lidar com vários tipos de metais como o alumínio, aço, ferro, zinco ou latão, dependendo do material que é necessário para o projeto.

São responsáveis por orçamentar, medir, cortar e trabalhar o metal de acordo com as especificações do projeto.

Um serralheiro também pode modificar ou atualizar peças danificadas, ajustando fechos e parafusos, ou soldando peças, se necessário.

Os serralheiros podem trabalhar em fábricas, oficinas ou diretamente no local de um cliente. Muitas vezes também são chamados para reparar ou instalar sistemas de segurança, como fechaduras de segurança, abrir portas de habitações ou automóveis ou até mesmo cofres.

Além disso, os serralheiros também podem trabalhar em colaboração com outras equipas profissionais, como construtores, arquitetos ou engenheiros. Dessa forma, é possível desenvolver projetos complexos e fornecer a assistência técnica necessária para garantir que todos os elementos se encaixam perfeitamente.

Deixo um vídeo sobre 7 passos para ser um bom serralheiro. Particularmente, gostei da nota inicial de que para ser um bom serralheiro é preciso gostar da profissão, gostar de mexer no metal, não ter medo de ficar com as mãos mais sujas devido aos materiais usados.

Resumindo:

Um serralheiro é um profissional que fabrica, repara e instala peças metálicas. Além dos conhecimentos técnicos sobre metalurgia e soldagem necessita de excelentes habilidades manuais, algo que diferencia um bom serralheiro de um excelente serralheiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.