Categorias
Serralharia

Tipos de Tornos Mecânicos e os seus usos

Após recentemente termos falado sobre o que é um torno mecânico, neste artigo falamos sobre os vários tipos de tornos mecânicos existentes e os diferentes tipos de características e utilização.

Os 5 tipos mais comuns de tornos mecânicos são:

  1. Torno mecânico convencional: é o tipo mais comum de tornos, comumente usado em oficinas mecânicas, para a maquinação de peças como roscas, cones e cilindros.
  2. Torno vertical: possui a mesa de trabalho na posição vertical, permitindo que peças grandes e pesadas sejam fixadas com mais facilidade. É usado em aplicações que exigem grande precisão, como na maquinação de engrenagens e eixos.
  3. Torno CNC: é controlado por computador e pode ser programado para produzir peças complexas com grande precisão. É usado em aplicações que exigem alta precisão, como na fabricação de peças aeronáuticas, componentes de motores, saúde, entre outros.
  4. Torno automático: é usado para produção em grande escala de peças de metal em alta velocidade e com alta precisão. É comumente usado em linhas de produção de fábricas.
  5. Torno revolver: tem vários porta-ferramentas que podem ser selecionados e posicionados automaticamente, permitindo a maquinação de várias faces da peça sem a necessidade de reposicionar a peça.

Esses são apenas alguns exemplos de tipos de tornos mecânicos e suas aplicações.

A escolha do torno adequado depende do tipo de trabalho a ser realizado e das especificações da peça a ser maquinada.

Imagens de diferentes tipos de tornos

Vamos desenvolver um pouco mais sobre cada um dos diferentes tipos de torno que mencionamos acima:

Torno mecânico convencional

O torno mecânico convencional é composto basicamente por um cabeçote fixo e outro móvel, que giram em torno de um eixo horizontal. Pode ser monofásico ou trifásico, dependendo da necessidade de menor ou maior potência e velocidade.

A peça a ser maquinada é fixa num mandril, que é preso ao cabeçote móvel e a ferramenta de corte é fixada num suporte que se desloca longitudinalmente em relação à peça.

Como explicado acima, este torno convencional é muito utilizado em serralharias e oficinas mecânicas, no fabrico de peças em geral.

Torno vertical

O torno vertical tem a mesa de trabalho na posição vertical, o que permite a fixação de peças grandes e pesadas com mais facilidade.

Ele é composto por um cabeçote fixo e outro móvel, assim como o torno convencional, mas sua mesa é posicionada na vertical.

O torno vertical é muito utilizado em aplicações que exigem grande precisão, como na maquinação de engrenagens, eixos, discos e outras peças cilíndricas.

Estes tornos podem ser relativamente pequenos com 80-90 cm ou então podem mesmo ser tornos gigantes e ter 8 a 10m de altura.

Torno CNC

O torno CNC é um tipo de torno controlado por computador, que permite a maquinação de peças complexas com grande precisão.

Este tipo de torno é composto por uma torre de ferramentas, que pode abrigar diversas ferramentas de corte e uma mesa de trabalho, que se move em relação à torre de ferramentas.

O torno CNC é amplamente utilizado na indústria aeronáutica, automotiva, de máquinas e equipamentos, entre outras, para a fabricação de peças com alta precisão, como eixos, rotores, carcaças, entre outros.

À semelhança de outros tornos, existem versões de tornos CNC de pequeno porte com 40-50 cm até aos tornos CNC gigantes, com 32 toneladas e a capacidade para cortar e perfurar superfícies cilíndricas colossais.

Torno automático

O torno automático é usado para produção em grande escala de peças de metal em alta velocidade e com alta precisão.

É composto por uma série de cabeçotes móveis, que são acionados automaticamente, permitindo a maquinação de várias peças simultaneamente.

O torno automático é muito utilizado na indústria de parafusos, porcas, peças de fixação e outras peças que podem ser produzidas em grande quantidade.

Torno revolver

O torno revolver tem vários porta-ferramentas que podem ser selecionados e posicionados automaticamente, permitindo a maquinação de várias faces da peça sem a necessidade de reposicionar a peça.

É composto por uma torre com vários porta-ferramentas, que pode girar em torno do eixo do torno, permitindo a seleção automática da ferramenta adequada para cada operação.

O torno revolver é muito utilizado na fabricação de peças complexas, como componentes de motores, eixos, pinos, entre outros, principalmente na indústria automotiva e aeronáutica.

Concluindo:

Estes são os 5 tipos mais comuns de tornos e as suas principais características e aplicações.

Espero que tenha sido útil!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.